Dicas na hora de tomar dinheiro emprestado.
Algumas dicas e cuidados que você deve tomar antes de sair à procuna de um empréstimo, afinal, o dinheiro que você precisa deve ser para resolver algum problema, sair de uma situação inesperada, até mesmo para um investimento em um novo negócio, ampliar o que você já possui, aquela viagem que a muito tempo deseja fazer ou uma reforma na casa e outras tantas razões que podem surgir, não importa o destino do dinheiro, o importante é tomar cuidado, para que ao invés de te dar uma satisfação, felicidade ou prazer, acabe se tornando uma dor de cabeça (é bom nem pensar). Continue lendo o texto abaixo, são poucas palavras, mas acreditamos que sejam úteis.
Atenção para as ofertas muito atrativas, como juros baixíssimos, dinheiro muito rápido, sem falar na dispensa de consulta ao SPC e Serasa, pois em muitos desses casos os aproveitadores, estão realmente interessados em coletar suas informações pessoais e continuar a fraude usando seu nome.
Por isso, certifique-se sempre de que a promotora de credito é realmente séria, se realmente existe, se ela tem telefone fixo, certifique-se sempre do endereço (peça o CEP por exemplo). Faça pesquisas em sites como o reclame aqui ou procure avaliações de clientes que postam seus comentários no Google e nas redes sociais.
Jamais antecipe quaisquer quantias em dinheiro
Instituições financeiras não exigem pagamentos antecipados, como tarifa de abertura de cadastro, por exemplo. Em alguns nos casos, previstos previamente em contrato, e tudo de acordo o contratante, em que custos como vistoria imobiliária, registro em cartório e outros custos, que normalmente ocorem em processos de (CGI) Crédito com Garantia de Imóvel (Home Equity), podem ter que ser pagos antecipadamente, para que tais serviços não onerem ainda mais o empréstimo.
Além das instituições financeiras, existem as promotoras de crédito, chamadas de fintechs (do inglês, financial technology) que podem fazer todo o processo para você, além de procurarem sempre as melhores condições, como taxas de juros e prazos de pagamentos, facilitando tudo.
Você pode se parguntar
Por que devo procurar uma promotora de crédito? Se eu consigo ir direto ao banco. É bom lembrar que os bancos focam em diversos outros assuntos financeiros, por isso criam parcerias com fintechs, que lhe darão toda a assessoria necessária. Obviamente, tais empresas devem estar devidamente certificadas no BACEN, você pode inclusive verificar a autenticidade do correspondente bancário responsável pela promotora de crédito, basta consultar, clicando aqui (consulta feita atravéz do CPF do correspondente bancário).
Você deve tomar muito cuidado porque é aqui que entram os golpistas. Se passam por promotores ou correspondentes genuínos, coletando seus dados pessoais e até mesmo, cópias de seus documentos. Por isso vale a pena repetir o que foi dito antes sobre a integridade do seu correspondente bancário. Como se dizia em tempos passados, todo cuidado é pouco, nos dias atuais é que temos que ficar ainda mais atentos.
Mensagens automáticas
Tome muito cuidado, com mensagens recebidas através de e-mail, WhatsApp ou SMS oferecendo dinheiro fácil e rápido, com o crédito já pré aprovado. Com certeza, trata-se de uma cilada, muitas vezes você nem está a procura de um empréstimo. Mas já imaginou se por coincidência você está mesmo precisando de dinheiro naquele momento, fica fácil cair num golpe não é mesmo? Então vamos repetir o que foi dito antes, todo cuidado é pouco.
Vale lembrar, que o primeiro contato de uma fintech é feito via WhatsApp. Por isso certifique-se de que o número usado é de fato da fintech contratada.