O que é home equity?
Home equity, este termo é usado para identificar CGI (Crédito com Garantia de Imóvel), bastante comum em países europeus e nos Estados Unidos.
É uma expressão derivada do inglês, que trata de uma modalidade de empréstimo onde um bem imóvel é apresentado como garantia de pagamento. Os termos home e equity querem dizer respectivamente, casa ou propriedade e capital (dinheiro).
Em relação aos empréstimos, existem várias modalidades no mercado: empréstimos pessoais, empréstimos consignados, financiamentos, empréstimos com garantia, etc. Uma dessas modalidades é o CGI (Crédito com Garantia de Imóvel). Difundido no mercado como “home equity”, que ainda não é muito divulgado ou popular no Brasil, mas sua disponibilidade está mudando.
Mas, o que exatamente é home equity? Como funciona?
Em poucas palavras, um home equity é um tipo de empréstimo com garantia, o que permite a uma instituição financeira cobrar taxas de juros menores e viabilizar o pagamento em um período maior de tempo, uma vez que essa garantia significa que há menos risco de inadimplência.
Home equity é o termo em inglês para uma variante de empréstimo que tem um imóvel como garantia. Por ser comum em países europeus e nos Estados Unidos, o termo também foi introduzido no Brasil.
Funciona assim: uma pessoa, física ou jurídica, solicita um empréstimo a uma instituição financeira, e cede um imóvel em seu nome já liquidado à instituição como garantia pelo empréstimo, mas somente até que a transação seja devidamente liquidada.
Portanto, durante a existência da dívida, o banco ou instituição se torna o proprietário do imóvel e registra-o em seu nome. Num processo chamado de alienação fiduciária, de acordo com a Lei nº 9.514.
Logo que o empréstimo seja totalmente quitado. O banco retira a alienação fiduciária e o imóvel passa a ser totalmente de propriedade do tomador do empréstimo.
Outra diferença entre home equity e outros tipos de empréstimos? A instituição empresta um valor que o cliente pode usar para qualquer finalidade, sem precisar especificar o destino do dinheiro. Ao contrário, por exemplo, de um financiamento, onde o dinheiro emprestado deve ter um objetivo específico.
Qual o proveito ou vantagem do home equity?
Quem toma dinheiro emprestado por esse método tem a vantagem de poder pagar juros mais baixos e com prazos mais longos. Até 240 meses (vinte anos) para pagar. O home equity se caracteriza pelo fato de custar menos às pessoas. Devido a segurança do imóvel, significa que o banco assume menos riscos ao emprestar, então, pode cobrar menos juros sobre isso.
Qualquer imóvel pode ser utilizado?
Sim, todos os imóveis como casa, apartamento, salas comerciais, terrenos ou outro tipo de imóvel, mas cada instituição financeira, tem suas próprias regras, algumas não aceitam terrenos, por exemplo.
Como iniciar o processo?
Você pode procurar um banco ou instituição financeira e dar início no processo. Mas o ideal é entrar em contato com uma fintech, onde terá toda orientação e assessoria para dar andamento no seu processo de home equity.
Qual a diferença entre home equity e hipoteca?
Ambos são tipos de empréstimos garantidos. A grande diferença é que com uma hipoteca, o bem permanece em propriedade e no nome do mutuário, não da instituição.
Isso aumenta o risco assumido pela instituição ao conceder um empréstimo e, portanto, as taxas de juros tornan-se bem mais altas.
Vale lembrar que o conceito de hipoteca é diferente no Brasil do que em outros países, como os Estados Unidos. Aqui, a hipoteca sempre foi uma garantia de financiamento imobiliário. Assim que os processos de empréstimos e financiamentos começaram a permitir e introduzir a alienação fiduciária, as pessoas deixaram de usar a hipoteca.