O que é uma fintech?

Fintech

Compartilhe esse post

O que é uma fintech?

Conceito de fintech

Fintech

Fintech, é uma palavra aportuguesada, que se originou da contração de duas palavras da língua inglesa, Financial e technology ou, finanças e tecnologia.

As fintechs são empresas que procuram reinventar a maneira de prestar serviços financeiros, utilizando a tecnologia como plataforma. Existem vários tipos de fintechs como:

Fintechs de Pagamento

Quando pensamos em compra e venda, surgem então as fintechs especializadas em cartões de crédito por exemplo, ofertando cartões sem taxas e anuidade.

Fintechs de croudfundig

Se você tem, por exemplo, uma ideia de um determinado negócio, é muito difícil coloca-la em prática, e principalmente captar recursos (capital) para dar início as atividades, uma ótima opção é o chamado croudfundig (financiamento coletivo), existem fintechs especializadas nessa modalidade.

Fintechs de crédito e empréstimo

A carência de capital ou dinheiro propriamente dito, há quem precisa e quem tem para emprestar pelo menor custo financeiro. Para isso existem as fintechs de crédito e empréstimos, pois através da tecnologia aplicada, torna-se muito mais dinâmico o processo dos serviços financeiros.

Fintechs de investimento

São aquelas que surgiram para fazer o seu dinheiro render, usando a ferramenta da tecnologia digital, podem oferecer os melhores investimentos do mercado.

Por se tratar de empresa totalmente digital, oferece seus produtos e serviços com mais rapidez e eficiência, não tendo a necessidade de possuir uma estrutura física de grande porte, como as instituições financeiras tradicionais, consequentemente possui um custo operacional relativamente baixo, proporcionando a seus clientes soluções mais baratas.

Surgimento das fintechs

Fintech

Tendo o propósito de oferecer soluções menos burocráticas, as fintechs tornam o tempo da operação financeira muito mais curto que as instituições tradicionais.

Com as constantes mudanças no mercado financeiro, e toda a burocracia, depender de bancos ou de instituições financeiras, parece ser algo muito difícil, e acredite, é mesmo.

Com o uso da tecnologia, as fintechs podem oferecer serviços mais eficientes, rápidos e sem a chamada burocracia. Estudo realizado pela AppsFlyer e App Annie comprovam o crescimento no uso de aplicativos no Brasil.

O uso de smartphones

Com o crescimento do uso dos smartphones, hoje praticamente todas as pessoas possuem acesso a serviços oferecidos na internet. Veja, você pode fazer um empréstimo, por exemplo, sem sair de casa, todos os entraves que você encontraria numa operação de crédito convencional, desaparecem quando você utiliza os serviços prestados por uma fintech.

Os grandes bancos e instituições financeiras, precisam de uma estrutura física de grande porte, mesmo com o uso da tecnologia. Por exemplo, precisam de estabelecimento para abrigar caixas eletrônicos, dispor de agências, equipamentos etc. Por essa razão, você paga por praticamente todos os serviços oferecidos por essas instituições.

Com uma estrutura física de porte pequeno, o custo operacional das fintechs é muito baixo, proporcionado pelo uso exclusivo da tecnologia, oferecendo a seus clientes custo zero na concretização dos serviços oferecidos.

Inicialmente, no final da década de 1960, mais precisamente em 27 de junho de 1967 em Londres, era realizada a primeira utilização de um caixa eletrônico, unindo assim, finança e tecnologia (finacial and technology).

Quando surgiu a fintech?

A fintech surgiu no Brasil há mais de 20 anos, mas foi a partir de 2008 que essas startups ganharam força no mercado financeiro. Uma crise financeira mundial surgiu devido à falência do banco de investimentos Lehman Brothers, para se ter ideia da influência desse banco no mercado financeiro mundial, possuía sua sede em Nova York, e também em Londres e Tóquio, bem como escritórios localizados em praticamente todo o mundo, instituição fundada em 1850, declarou falência em 2008, devido a crise do subprime (crise financeira causada pela queda do índice Dow Jones, motivada por concessões de empréstimos hipotecários de alto risco).

Compartilhe esse post

Veja mais

Crédito com garantia de veículo

5 Vantagens do Crédito com Garantia de Veículo para Quem Busca Juros Mais Baixos

Se você está procurando uma maneira de obter crédito com juros mais baixos, o crédito com garantia de veículo pode ser a solução ideal. Essa modalidade de empréstimo permite que você use seu carro como garantia, o que abre a possibilidade de conseguir condições mais vantajosas em comparação com outras formas de crédito. Neste post, vamos explorar as principais vantagens desse tipo de crédito e como a Itscred pode ajudar você a encontrar a melhor oferta do mercado.

Crédito com garantia de veículo

Como Funciona o Crédito com Garantia de Veículo: Tudo o que Você Precisa Saber

O crédito com garantia de veículo, também conhecido como refinanciamento de veículo, é uma solução financeira que tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros. Ele permite que você use seu carro como garantia para obter um empréstimo com condições mais vantajosas, como juros mais baixos e prazos mais longos. Neste post, vamos explicar como funciona essa modalidade de crédito e como a Itscred pode ajudar você a encontrar a melhor proposta no mercado.