Capital de Giro

Quando se fala em negócios e empreendedorismo, uma das expressões mais comuns é o capital de giro, uma vez que é a parte primordial das finanças de uma empresa.

Compartilhe esse post

Capital de Giro

Capital de giro

Importância do capital de giro

O capital de giro, é uma das expressões mais comuns quando se fala em negócios e empreendedorismo, uma vez que é a parte primordial das finanças de uma empresa.

Resumidamente falando, o capital de giro é a reserva de caixa que toda empresa precisa para atender os gastos e cobrir as despesas comerciais no decorrer do tempo. Isso varia desde o custo de iniciar um negócio até o pagamento de contas, reformas, etc. Significa que ele cobre parte dos custos fixos e únicos da empresa.

Este fundo é independente do possível lucro da empresa ou de outras fontes de renda. Os recursos que compõem o capital de giro estão nos estoques da empresa, seu caixa, banco, contas a receber, etc.

Resumindo: o capital de giro é uma reserva financeira cuja finalidade é sempre garantir a continuidade da atividade econômica da empresa, fazer a empresa “girar”, como o nome sugere.

De que maneira calcular?

Na prática, o capital de giro corresponde ao ativo circulante da empresa. Basicamente, ativos circulantes são todos os ativos de um negócio que podem ser rapidamente convertidos em caixa, ou seja, possuem alto nível de liquidez. Exemplos: contas a receber, estoques, matérias-primas, aplicações financeiras de curto prazo, etc.

Mas o cálculo final que leva em conta as operações da empresa deve levar em consideração seu capital circulante líquido, ou ativo circulante, deduzindo as despesas.

Então: capital de giro líquido é a diferença entre o passivo circulante e o ativo circulante (ou seja, o resultado da subtração).

  • Ativo circulante: são todos os recursos da empresa que, podem ser rapidamente convertidos em dinheiro (ou seja, são de alta liquidez).
  • Passivo circulante: É toda obrigação financeira de curto prazo que uma empresa possui, em outras palavras, parte das despesas da empresa. Os exemplos mais comuns são pagamentos de funcionários (ordenados e encargos trabalhistas, 13º, férias, etc.), impostos e empréstimos ou financiamentos a instituições financeiras.

Portanto, o resultado dessa conta (ativo – passivo circulante), o capital de giro, indica se a empresa possui reserva financeira para garantir a continuidade das operações no seu negócio.

Fórmula

O cálculo do capital de giro é simples, consistindo na seguinte fórmula:

CGL = AC – PC

  • CGL = Capital de Giro Líquido
  • AC = Ativos Circulantes
  • PC = Passivos Circulantes

Mas o que é capital de giro líquido?

O capital de giro liquido é basicamente uma variável que mostra se o recurso que você está utilizando é suficiente para manter o seu negócio no positivo.

Portanto, sua fórmula leva em consideração ativos e passivos de curto prazo e fornece uma análise de como seu capital se comporta no curto prazo.

É calculado usando apenas essas duas variáveis, para que seja possível focar na realidade e no momento vivido. Portanto, é possível buscar lá soluções de como melhorar a saúde financeira caso seja necessário.

Qual é a diferença?

A substancial diferença entre capital de giro e capital de giro líquido está em suas variedades e propósitos. Quando o capital de giro é focado apenas em transações operacionais, o capital de giro líquido é utilizado como indicador da saúde da empresa.

Isso porque, conforme observamos, o capital de giro líquido leva em consideração o saldo de ativos e passivos circulantes, que indicam a posição financeira da empresa no curto prazo.

Qual a finalidade do capital de giro líquido?

O capital de giro líquido é um importante indicador da solvência de uma empresa. Também serve como uma ferramenta analítica para a tomada de decisões de curto prazo.

Por que o capital de giro é tão importante?

Capital de giro

Se o ativo circulante de uma empresa for menor que o passivo circulante, o capital de giro é negativo e indica que a empresa está com problemas. Por uma razão simples: não há reserva financeira para cobrir eventuais custos; nesse caso, uma das consequências pode ser a falência.

Em contrapartida, capital de giro muito alto nem sempre é sinal de que a empresa está indo bem. Isso pode ser uma indicação de que seu estoque está muito alto (ou seja, as vendas não estão indo tão bem) ou que o capital não está sendo investido no negócio.

Por essa razão, é sempre importante encontrar um equilíbrio para ter capital de giro suficiente que reflita o momento da sua empresa: é hora de atualizar, renovar e investir em algo novo? Assim, por exemplo, é necessário um grande capital de giro.

Qual o propósito do capital de giro?

O capital de giro – e sua gestão – busca encontrar estratégias para manter e equilibrar os ativos e passivos de um negócio, não obstante de seu porte.

Ao monitorar constantemente, o comportamento do capital de giro da empresa, é possível tomar decisões sobre expansão e investimento, por exemplo.

Além do que, é possível equilibrar as contas nos momentos em que os lucros são menores ou as despesas forem maiores, podem ser previstos com base nas flutuações sazonais observadas no nicho de mercado.

O que é e como funciona o capital de giro próprio?

O capital próprio é obtido quando a empresa não precisa solicitar capital de terceiros para manter uma posição financeira positiva. Portanto, ele atua como uma demostração positiva sobre a empresa.

Outra coisa é que se o saldo de capital líquido for positivo, pode-se dizer que seu negócio está funcionando com capital próprio.

O que é Capital de giro nulo?

Zero capital de giro significa que não há lucro ou prejuízo no saldo líquido. Portanto, seu CGL é zero, sem lucro ou passivo.

É bom ficar atento a essa situação, pois é importante trabalhar sempre com capital próprio, para evitar possíveis dívidas caso algo não saia como o esperado e você precise ter despesas adicionais.

Importantes fontes:

Se sua empresa busca fontes de capital de terceiros, pode contar com as seguintes opções de crédito:

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento

Capital de Giro

O BNDES é um banco de desenvolvimento que atua como veículo do governo federal para viabilizar linhas de crédito para empresas.

IPO e Follow On – Oferta pública

O objetivo desse tipo de investimento é lucrar com os investidores que se juntam à sua empresa. Assim é possível investir os títulos de sua empresa na Bolsa de Valores e receber o pagamento por eles. Entenda o que é IPO clicando aqui.

Fintechs

Capital de giro

Também é possível buscar soluções inovadoras, por exemplo, serviços de fintechs, principalmente aquelas focadas diretamente em crédito.

Graças ao seu pequeno tamanho, você recebe um atendimento personalizado, mas em alguns casos pode ter que lidar com alguma burocracia. Conheça o mercado e encontre a melhor solução para seus objetivos de negócio.

Cartão de Crédito para PJ

Com o Cartão de Crédito PJ, os clientes podem fazer compras em uma conta corporativa, que ajuda a gerenciar as finanças, separar o dinheiro PF e PJ e minimizar o impacto no caixa da empresa na hora da compra.

Leia também: Lean Manufacturing

Compartilhe esse post

Veja mais

Empréstimo online
Crédito

Empréstimo online

Você já pensou em fazer um empréstimo online para realizar seus sonhos ou resolver alguma emergência financeira? Essa pode ser uma opção rápida, prática e

Endividamento
Finanças Pessoais

Endividamento – Como lidar

Muitas pessoas passam por momentos difíceis quando se trata de dívidas e endividamento. O peso financeiro e emocional dessas situações pode ser avassalador, mas é