Reuniões do Copom
O Comitê de Política Monetária (Copom) é um órgão formado pelo Presidente e diretores do banco central, que fixa a taxa básica de juros da economia, ou Selic, a cada 45 dias.
As reuniões são geralmente realizadas em dois dias consecutivos, e o calendário de reuniões para cada ano é publicado até junho do ano anterior.
A reunião do Copom segue um processo que nesse sentido, visa fornecer a melhor base possível para sua decisão. Os membros do Copom participam de apresentações técnicas da equipe do BACEN sobre o desenvolvimento e as perspectivas da economia brasileira e mundial, condições de liquidez e comportamento de mercados. Portanto, a comissão usa uma variedade de informações para apoiar sua decisão. Em seguida, uma reunião é planejada entre os membros. Tomam a decisão com base no cenário macroeconômico e na avaliação dos principais riscos a ele associados. Todos os membros do Copom que compareceram à reunião votam e anunciam seus votos. O Copom toma decisões para garantir que o IPCA, medida de inflação estabelecida pelo CMN, esteja em linha com a meta.
Publicação da taxa Selic
O Comitê publica o comunicado online no mesmo dia da decisão, porém ela publica as atas das reuniões em até quatro dias úteis após a data da reunião. O Copom geralmente realiza as reuniões às terças e quartas-feiras e publica as atas na terça-feira da semana seguinte, às 8h.
Uma vez definida a taxa Selic, o Banco Central realiza operações diárias de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima do valor definido na reunião.
A taxa Selic, acima de tudo é referência para outras taxas de juros da economia. Além disso, essa é a taxa média praticada nas negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional.
Garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.