Fake News

Fake News

Compartilhe esse post

Fake News

Comunicação Social

O tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, celebrado em 13 de maio, é “A verdade vos libertará (Jo 8:32). Fake News e jornalismo pacífico”. Em uma mensagem tradicional, o Papa Francisco I nos lembra que a comunicação interpessoal é uma forma essencial de conexão viva; e adverte que: o homem pode usar suas próprias habilidades de comunicação de forma distorcida.

Fake News

“Um sintoma típico de tal distorção é a transformação da verdade, tanto individual como coletivamente. Se, ao contrário, permanecermos fiéis ao plano de Deus, a comunicação torna-se um lugar onde a responsabilidade se expressa na busca da verdade. e a construção do bem”, sublinha o Papa.

Documentário

Entre os ensinamentos do documentário, o Papa analisa o fenômeno das “fake news”. Segundo o Papa, “essas notícias são enganosas, no sentido de que podem atrair a atenção dos destinatários, apoiando-se em estereótipos e preconceitos comuns (…) e frustração”.

Entre os ensinamentos do documento, o Pontífice analisa o fenômeno das “fake news”. Segundo o Prelado, “tais notícias são capciosas, no sentido que se mostram hábeis a capturar a atenção dos destinatários, apoiando-se sobre estereótipos e preconceitos generalizados (…) explorando emoções imediatas e fáceis de suscitar como a ansiedade, explora emoções imediatas e facilmente produzir reações, como ansiedade, desprezo, raiva e frustração.” Dessa forma, podem enganar e até manipular os destinatários, e sua distribuição pode se basear no uso manipulador das redes sociais, o que torna as notícias falsas “virais”. Francisco adverte que mesmo uma distorção aparentemente pequena da verdade, pode ter consequências perigosas e a desinformação nunca é inofensiva.

As redes sociais trouxeram uma nova forma não só de divulgar notícias, mas também uma forma mais rápida e completa de divulgar o que pode ou não ser bom. Mais ainda, aumentaram a velocidade já existentente de transmissão da “informação” e a competição pelo furo de reportagem, fortalecendo o papel medíocre dos “superdotados na comunicação”. Além disso, há uma incerteza relativamente maior sobre a disseminação de informações. Isso sem falar nas ideologias subjacentes.

Fake news, o que são?

Um exemplo desse processo é o fenômeno das “fake news”, que, segundo Francisco, “muitas vezes se espalham. Ou seja, se propagam muito rapidamente e de maneira difícil de controlar. Não tanto pela lógica do compartilhamento, que é característica da mídia, sobretudo pelo fascínio da ganância, que facilmente se inflama nos homens.” Palavras de alguém que lida diariamente com notícias falsas sobre seu ministério e o Vaticano.

Todo comunicador sabe que, para se comunicar, deve estar sintonizado com o receptor. Mesmo que a relação entre emissor e receptor mude, este não é tão passivo quanto antes. Portanto, no início, meio e fim do processo de comunicação, há uma pessoa que tem o direito de saber a verdade.

Referência –Liliane Borges (Jornalista/ Missionária da Comunidade Canção Nova)

Compartilhe esse post

Veja mais

Empréstimo online
Crédito

Empréstimo online

Você já pensou em fazer um empréstimo online para realizar seus sonhos ou resolver alguma emergência financeira? Essa pode ser uma opção rápida, prática e

Endividamento
Finanças Pessoais

Endividamento – Como lidar

Muitas pessoas passam por momentos difíceis quando se trata de dívidas e endividamento. O peso financeiro e emocional dessas situações pode ser avassalador, mas é