OpenAI – História

OpenAI
"Saiba mais sobre a OpenAI e como essa empresa está liderando a inovação em inteligência artificial. "

Compartilhe esse post

OpenAI – História

Tecnologia avançada

Todo amante de tecnologia, sem dúvida, já ouviu falar da OpenAI. Afinal, a startup está bombando tanto nas redes sociais quanto na indústria com o lançamento do ChatGPT e suas demais ferramentas de inteligência digital.

O motivo é fácil de compreender: o software lançado pela empresa está na vanguarda da tecnologia, o que significa que a base tem subido cada vez mais alto no mercado. Mas como isso aconteceu? Quem está envolvido no seu projeto? Confira a seguir;

Quem são os fundadores da OpenAI?

OpenAI

Fundada em 11 de setembro de 2015, a OpenAI é um laboratório de pesquisa americano de inteligência artificial. Elon Musk, Sam Altman, Peter Thiel, Reid Hoffman, Jessica Livingston e outros foram os grandes fundadores da empresa nascida em São Francisco na California.

De acordo com um comunicado publicado no site oficial da OpenAI em dezembro de 2015, seu objetivo era desenvolver uma organização focada no desenvolvimento de inteligência artificial “de maneira que provavelmente beneficiariam toda a humanidade”.

Atualmente, Sam Altman, ex-presidente da aceleradora de startups Y Combinator, atua como CEO da startup, Ilya Sutskever é o diretor de pesquisa e Greg Brockman é o diretor de tecnologia. O proprietário da Tesla, Elon Musk, renunciou ao conselho em 2018.

ChatGPT e demais ferramentas

Em 2016, a empresa lançou o Gym, sistema que treina inteligência artificial para tomar decisões por meio de recompensas. No mesmo ano, lançaram o Universe, um kit de ferramentas desenvolvido para treinar agentes inteligentes.

Em 2019, a startup se envolveu em polêmica ao criar uma ferramenta de inteligência artificial que poderia criar notícias falsas. O bot criou conteúdo falso tão bem que não o publicaram, apesar de o projeto ter inspirado o chat GPT-3 em 2020.

Em 2021, Dall-E, um sistema que pode criar imagens realistas com base em descrições. Entretanto, a OpenAI ficou popularizada principalmente pelo ChatGPT,

O ChatGPT é um site de bate-papo que acumulou mais de um milhão de usuários cinco dias após seu lançamento. O recurso é capaz de produzir desde conversas casuais até redações e códigos altamente complexos.

O sucesso do recurso foi elogiado e criticado por entusiastas da tecnologia. Afinal, a IA atingiu um nível de excelência que pode potencialmente substituir o trabalho humano. Por exemplo, a equipe do Buzzfeed foi reduzida em 12% e a plataforma anunciou que usará o ChatGPT para atender a procura pela produção de conteúdo.

ChatGPT – Quase fica só no projeto

Em apenas 5 dias, 1 milhão de usuários conectados, e em apenas 2 meses, 100 milhões. Este é um número impressionante da ferramenta de IA da empresa OpenAI, “ChatGPT”. Entretanto, embora ser um verdadeiro sucesso e ser o aplicativo que mais celeremente cresceu na história da Internet, o artifício quase não viu o sol nascer, uma vez que a própria criadora não percebia o seu potencial.

Greg Brockman, cofundador da OpenAI, revelou a surpreendente informação em uma entrevista à ForbesA princípio, ninguém ficou muito entusiasmado com o ChatGPT, disse ele, e muitos funcionários da empresa sentiram que a ferramenta tinha pouca utilidade e nenhum futuro. “Nenhum de nós era apaixonado pelo projeto. Nenhum de nós pensava: ‘Isso é realmente útil'”, disse ele.

Sucesso fulminante

Inicialmente, o ChatGPT foi deixado de lado pela OpenAI, bem na época em que Stable Difusion decolava, durante esse tempo, a OpenAI começou a trabalhar na ferramenta para fornecer avanços significativos. O que se realizou, e o chatbot finalmente, em novembro/2022, apareceu para o público.

Naquele momento, o chat inteligente se tornou um fenômeno na internet, usado para vários fins e gera diferentes conversas e ideias. O que, claro, surpreendeu a equipe por trás do ChatGPT, que não esperava muito da ferramenta.

No momento do lançamento, o ChatGPT foi quase como dizer: “seja o que Deus quiser”, Foi o que Brockman, chegou a afirmar à revista Fortune. De acordo com o executivo, a decisão de apresentar o recurso para o mundo foi como uma última cartada, depois de uma série de questões internas pelo que o aplicativo passou.

Compartilhe esse post

Veja mais

Empréstimo online
Crédito

Empréstimo online

Você já pensou em fazer um empréstimo online para realizar seus sonhos ou resolver alguma emergência financeira? Essa pode ser uma opção rápida, prática e

Endividamento
Finanças Pessoais

Endividamento – Como lidar

Muitas pessoas passam por momentos difíceis quando se trata de dívidas e endividamento. O peso financeiro e emocional dessas situações pode ser avassalador, mas é