2023 está começando, que tal aumentar o score! E se você começasse a fazer algo no início do ano para melhorar sua pontuação e ter um score melhor? Pontos bons são importantes para todos, mas principalmente para quem tem um projeto financeiro e precisa de crédito para realizar um sonho ou pagar uma dívida atrasada.
Uma pontuação acima de 700 pontos, numa escala que varia de 0 a 1000, é praticamente a certeza de se obter um crédito fácil.
Se você ainda não sabe qual é a sua pontuação ou o que fazer para melhorá-la? Então confira nossas dicas abaixo.
O primeiro passo é se cadastrar numa agência de crédito, indicamos aqui, o site da Boa Vista Consumidor Positivo, que é um dos birôs de crédito mais importantes do país.
Você pode também, baixar o aplicativo no seu celular, que está disponível para Android e iOS.
Você conhecerá sua pontuação em ambos os canais. Preste atenção no número fornecido pelo site ou aplicativo e considere sua posição, se estiver abaixo de 301, é sinal de que você precisa repensar suas atitudes com a finanças, como essa pontuação está numa avaliação abaixo da média, é menos provável que você consiga crédito no mercado.
Se o score estiver entre 550 e 624, você está no meio, ou seja, regular. Isso quer dizer que você ainda tem problemas para obter crédito.
Já, se estiver de 625 e 699, sua pontuação é boa. No entanto, é possível melhorá-la para facilitar a obtenção de crédito.
Entre 700 e 799, está ótimo, o que é considerado muito bom. No entanto, estará formidável se estiver entre 800 e 1000.
Observe também essa outra escala
O que fazer para ter um score melhor?
Para aumentar sua pontuação, não existe mágica. Não adianta confiar em anúncios online ou nas redes sociais que prometem melhorar sua pontuação. Você só está desperdiçando seu dinheiro, porque estes, claramente são golpes.
A única maneira de melhorar sua pontuação, é cuidar de sua vida financeira. Isso porque essa pontuação é calculada com base em seu histórico de crédito, pagamentos em dia, dívidas pendentes (mas não vencidas) e qualquer dívida pendente de pagamento.
Todas essas informações serão convertidas em uma nota que o birô de crédito irá notificar a instituição de quem você solicita o crédito, indicando assim, possível inadimplência, ou não.
Baseando-se nela (nota), também outras razões que variam de instituição para instituição, é que sua solicitação de crédito será concedida ou não.
Limpar o nome faz com que tenho um score melhor?
Você certamente não quer ser rejeitado quando solicitar crédito a uma instituição, não é mesmo?
Portanto, se seu score estiver abaixo da média, média ou boa, tente verificar os motivos que diminuem sua pontuação.
Caso encontre seu nome em um cadastro de proteção ao crédito, como o SPC ou outro birô de crédito, inicie um plano financeiro para quitar a dívida. Em seguida, encontre a empresa em que você se tornou inadimplente e tente renegociar sua dívida. Só assim seu nome sairá do registro de negativados.
Permaneça com seus pagamentos em dia
Pagar uma fatura de cartão de crédito com atraso ou pagar apenas o valor mínimo, com certeza reduzirá seus pontos. Por isso, comprometa-se a permanecer em dia com esses pagamentos e, de preferência, tente sempre pagar o valor total da fatura do cartão.
Além disso, tenha cuidado ao usar o limite de cheque especial. Esta operação também é calculada na sua pontuação, e consequentemente irá diminui-la.
Pagar a cota do consórcio no vencimento, bem como os pagamentos das parcelas de crédito existentes.
Maneiras de aumentar sua pontuação e ter um score melhor
Não só cuide com os pagamentos, é importante fazer o crediário sempre em seu nome. Isso melhora sua pontuação, porque mostra que você está participando ativamente do mercado de crédito.
Mas com bom senso! Solicitar muito crédito em várias agências em um curto período de tempo, pode diminuir sua pontuação.
Outra maneira de melhorar sua pontuação, é possuir as contas (água, luz, gás, etc.), no seu nome. Então, se você mora em um apartamento alugado, por exemplo, tente colocar essas contas em seu nome. Ao ficar no do locador ou ex-inquilino, você ajuda a melhorar o score deles, não o seu!
Suas informações também ajudam a alcançar um score melhor
Se houver alterações em suas informações, como mudança de endereço residencial ou comercial, de emprego, um novo número de telefone ou seu nível de renda, procure relatar as alterações às empresas com as quais você possui vínculo de crédito, e também faça as alterações nos birôs de crédito.
Ao solicitar para atualizar suas informações, você demonstra para o mercado, ser um consumidor que não quer ficar escondido.
Permanecer no Cadastro Positivo, vai ajudar a ter um score melhor. Isso ocorre porque esse registro coleta informações sobre seu comportamento de pagamento. Então, se você permanece no Cadastro Positivo, é sinal de que você não quer esconder seu cronograma de pagamentos.