Ter uma boa saúde financeira é preciso saber economizar
Saber lidar com o dinheiro é um pré-requisito para uma boa saúde financeira. Por isso é importante entender quanto você ganha, quanto gasta e quanto pode economizar fazendo pequenas mudanças em seus hábitos diários.
Se você ainda não conseguiu economizar, não se preocupe: você não está sozinho! Infelizmente, somos um país sem educação financeira. A maioria das pessoas não entende como administrar bem o salário e acaba se endividando.
Mas nunca é tarde para começar a economizar e aprender a incorporar esse hábito ao seu dia a dia. Acredite, depois de colocar as dicas abaixo em prática e ver os resultados, você vai se perguntar por que demorou tanto para dar o primeiro passo.
A primeira coisa a entender é o orçamento. Sua base é a contabilização de entradas e saídas. Determinar quanto dinheiro você ganha e quanto gasta é o primeiro passo para gerenciar seu orçamento. Além disso, é importante priorizar as despesas, priorizando as necessidades básicas e limitando os gastos supérfluos.
Anote tudo o que você gasta no seu dia a dia
Sim, pessoal, não percam nada! Leve sempre consigo uma agenda, aplicativo organizacional ou no bloco de notas do celular.
Separe todas as despesas, diga exatamente qual cartão você usou, se pagou à vista, cartão de débito ou crédito, se comprou parcelado.
A princípio, você ficará chocado com a quantidade de dinheiro que gasta “sem perceber”! Em um dia, acabamos gastando muito com o almoço, imprevistos, um mimo no final do dia, algo que precisávamos em casa etc.
Deixe grandes compras para depois
Você precisa economizar? Portanto, agora não é hora de fazer grandes compras. É muito comum as pessoas fazerem compras por impulso, mesmo que sejam valiosas. E nem é planejado, eles apenas acham que é “necessário” e acabam se endividando por isso.
Dia do “gasto zero”
Você já ouviu falar em “Segunda Sem Carne”? O desafio para você é não comer carne no primeiro dia da semana.
E por que não adaptar ao seu orçamento? Escolha um dia da semana como seu dia de despesa zero e organize-se de acordo: por exemplo, traga comida de casa.
Saiu o pagamento? Comece pagando!
Coloque todas as contas fixas no próximo dia de pagamento. Dessa forma, além de evitar atrasos, você pode conferir o que sobra para outros custos.
Se você não pode alterar o prazo, tudo bem. Pagar adiantado! Isso facilita a organização.
Em casa, uma ótima opção
Convide amigos para sua casa como alternativa para um “happy hour”. Você mesmo cozinha, todo mundo trabalha com o supermercado do evento e sai muito mais barato do que ir a um restaurante ou bar. Vamos enfrentá-lo, muitas vezes tem um gosto melhor, certo?
A popular “marmita”
Por que não levar mantimentos de casa para o trabalho? Comer fora todos os dias é muito caro e nem todo mundo recebe vale-refeição para pagar por isso. Trazer comida de casa pode ser uma opção saudável para o corpo e para o bolso.
Focalize nos descontos
Existem sites que oferecem cupons de desconto para refeições. Ao pagar à vista, muitas vezes é oferecido um desconto de até 10% no valor da compra. Não há vergonha em perguntar.
Guia de compras
Quando for ao supermercado, faça sempre uma lista, ou um guia de tudo o que precisa, e não fuja dela. Informe-se também se a rede de supermercados tem descontos ou clube de fidelidade.
Além do supermercado, você pode usar esta lista de compras para comprar roupas, acessórios e outras coisas que desejar. Antes de sair, verifique seu guarda-roupa e compre apenas o necessário.
Pedir emprestado
Você foi convidado para uma festa e já quer sair e comprar algo novo, certo? Já que é só por um dia, que tal pegar emprestado? Sempre temos um amigo ou parente que pode emprestar.
Diversão gratuita
Encontre eventos gratuitos em sua cidade: peças de teatro, exposições, exibições de filmes, programas ao ar livre etc. Basta explorar e encontrar o seu tempo de lazer ideal.
Economia de energia
A melhor forma de economizar energia é entender como equilibrar o uso de energia natural e elétrica. Além de ajudar o bolso, também faz bem para o planeta, pois a energia solar é muito mais econômica.
Uma sugestão simples que você pode adotar é esta: use a luz natural. Abra a janela e deixe o sol entrar. Assim você reduz a necessidade de acender luzes artificiais.
Outro meio muito eficaz é substituir lâmpadas que consomem muita energia por outras mais eficientes. Por isso, o melhor é substituir todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas.
Economia de combustível
Os constantes aumentos nos preços da gasolina, acaba ficando cada vez mais difícil economizar nesse sentido, certo?
É muito importante colocar todas as opções na ponta do lápis, para que se consiga folego no orçamento.
- Programar caronas com amigos e rachar os custos;
- Transporte público é uma boa opção;
- O uso de transporte por aplicativo.
São dicas simples e tranquilas para economizar, mas se usadas de forma consistente, surtirão um efeito excelente no seu bolso e na sua saúde financeira. Leia mais