Inclusão de Gravame por Estado
O documento do veículo, também chamado CRV (Certificado de Registro do Veículo). ou DUT (Documento Único de Transferência). Assim que você faz um CGV (Crédito com Garantia de Veículo), ou um financiamento, é necessário que a alienação do veículo, fique informada no documento, conhecida como gravame. (Resolução Contran Nº 689 DE 27/09/2017).
Esse é o registro de alienação, chamado de Gravame, que é sempre feito junto ao Detran do seu estado, que pode solicitar documentos, e também a cobrança de taxas.
Também poderá ser necessário a realização de uma vistoria, para esse processo existe uma Empresa Credenciada de Vistoria – ECV.
Logo após a inclusão do Gravame no documento (CRV/DUT), essa alienação do veículo vai estar mencionada no campo de Observações.
Finalizado o processo de documentação junto ao Detran, você deve entrar em contato com nossa equipe de consultores.
Verifique no site do Detran do seu estado os procedimentos, a fim de confirmar se é necessário fazer agendamento e também para saber se o atendimento é presencial ou online.
Veja abaixo a lista de atuação, clicando no seu estado, você saberá quais os procedimentos:
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
Sul
“Gravame no CRV significa que existe uma restrição ou ônus sobre o veículo que consta no Certificado de Registro de Veículo (CRV). Essa restrição pode ser uma alienação fiduciária, que é quando o veículo está sendo financiado e ainda não foi quitado pelo proprietário, ou pode ser uma penhora judicial, por exemplo. A presença do gravame no CRV impede a transferência do veículo para outra pessoa sem antes resolver a restrição existente.”