O QUE É IOF?

Compartilhe esse post

O QUE É IOF?

IOF = Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros

É um Imposto Brasileiro, e amplo, atingindo todo tipo de Contribuinte,

Se dá a qualquer Operação de Crédito, Seguro, Câmbio ou Operações relacionadas a Valores Imobiliários, ou Títulos. 

As Taxas ou Alíquotas do IOF podem ser Proporcionais, Progressivas, Variáveis ou Regressivas, onde o cálculo vai depender da Operação.

Nas Operações de Crédito, é o valor da obrigação, nas Operações de Seguro, é o do prêmio, nas Operações de Câmbio é o em reais, e nas Operações de Valores Imobiliários é o preço Nominal.

Agora vamos falar um pouco de cada uma das Taxas para melhor entender;

Para compreender melhor o significado destas TAXAS deve-se entender que toda operação tem dois prazos:

  •  (1)  prazo que se refere à taxa de juros;
  • (2)  prazo de Capitalização (ocorrência) dos juros.

Taxas Proporcionais:

Taxas Proporcionais são apresentadas em unidades diferentes de tempo, e aplicadas no mesmo capital, mesmo prazo, onde produzirá o mesmo juro ou montante no fim de cada prazo.

Lembrando que as Taxas Proporcionais são aplicadas somente a Capitalização ou Juros Simples.

Taxas progressivas?

Taxas Progressivas, as alíquotas aumentam conforme aumentam os Rendimentos do IR que vão variar conforme o valor que será retirado. Essa tabela segue as mesmas taxas que se aplicam em salários (variando até 27,5%). Com isso, quanto maior for o valor retirado, maior será o valor do Imposto a pagar.

Taxas variáveis

Taxa Variável  é uma taxa que varia ao longo de um Empréstimo.

Geralmente, a taxa de juros vai variando com base numa taxa de referência ( LIBOR ou EURIBOR) A taxa de Juros variável é, indexada a um indexante, como no caso de um produto com taxa variável indexada à Euribor 90 dias.

O uso da Taxa de Juro Variável permite, tanto ao credor como ao devedor, se proteger de riscos como uma evolução futura NÃO FAVORÁVEL.

Taxas Regressivas

A Taxa Regressiva será menor quanto maior o rendimento, é ideal para quem opta por aplicar o dinheiro, estimulando aplicações de longo prazo, onde começa com taxas mais altas e vai regredindo.

Qual a finalidade do IOF?

A Taxa Regressiva será menor quanto maior o rendimento, é ideal para quem opta por aplicar o dinheiro, estimulando aplicações de longo prazo, onde começa com taxas mais altas e vai regredindo

Compartilhe esse post

Veja mais

Empréstimo online
Crédito

Empréstimo online

Você já pensou em fazer um empréstimo online para realizar seus sonhos ou resolver alguma emergência financeira? Essa pode ser uma opção rápida, prática e

Endividamento
Finanças Pessoais

Endividamento – Como lidar

Muitas pessoas passam por momentos difíceis quando se trata de dívidas e endividamento. O peso financeiro e emocional dessas situações pode ser avassalador, mas é