Taxa de juros – Política monetária

Taxa de juros
A política monetária é a atividade da autoridade financeira em relação à quantidade de dinheiro em circulação, ao crédito e à taxas de juros, que controlam a liquidez geral do sistema econômico.

Compartilhe esse post

Taxa de juros – Política monetária

Política monetária

Taxa de juros

Manter a inflação sob controle em torno da meta é o principal objetivo do Banco Central (Bacen). O Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelece a meta de inflação. A estabilidade de preços mantém o valor do dinheiro, mantendo o poder de compra do dinheiro. Para atingir esse objetivo, o Bacen utiliza a política monetária, política que se refere às ações do Bacen para influenciar o preço do dinheiro (taxa de juros) e a quantidade de dinheiro (condições de liquidez) na economia. Para o Banco Central, a ferramenta de política monetária mais importante é a taxa Selic decidida pelo Copom.

A taxa Selic afeta as demais taxas de juros da economia e atua por diversos canais que acabam por afetar o comportamento da inflação.

Inflação

Manter a inflação baixa, estável e previsível é a melhor contribuição que a política monetária do Bacen pode dar para o crescimento econômico sustentável e a melhoria das condições de vida da população. O crescimento econômico depende de vários fatores independentes dos bancos centrais, como o crescimento da produtividade. No entanto, uma inflação alta, instável ou imprevisível enfraquece o crescimento econômico.

Com preços estáveis, todos podem se planejar melhor. As empresas têm melhores condições para investir e as famílias para estimar quanto gastam em um mês. Nesse contexto, as condições para o crescimento econômico são mais favoráveis, o que promove a geração de empregos e o crescimento do bem-estar social. Deve-se notar que a alta inflação prejudica principalmente as famílias de baixa renda porque é mais difícil para elas se protegerem da perda do valor real da moeda.

Dessa forma, podemos afirmar que a política monetária é um conjunto de instrumentos e medidas implementados pelo Banco Central para controlar a quantidade de dinheiro na economia. É usado para controlar a inflação e para estabilizar a economia.

O Banco Central pode utilizar a política monetária para diminuir a taxa de juros, aumentar a oferta de dinheiro. Aumentar a estabilidade da moeda ou estabilizar a taxa de juros. Inclui também a manipulação da taxa de juros, a emissão de moeda, o controle dos empréstimos bancários, a alteração dos requisitos de reservas bancárias e a implementação de programas de compra de títulos. O Banco Central também pode alterar as taxas de juros para controle da oferta de dinheiro.

Taxa de juros

Taxa de juros

A taxa de juros é uma porcentagem aplicada a um empréstimo ou um investimento para calcular o custo de juros. É um número que mede o custo de financiar o empréstimo ou o investimento. Taxas de juros podem variar dependendo do empréstimo ou do investimento, bem como do mercado financeiro. Quanto maior a taxa de juros, mais caro será o empréstimo ou o investimento. Por outro lado, taxas de juros mais baixas significa que menos dinheiro está sendo pago ao longo do tempo, o que pode resultar em economias significativas.

IPCA

Política monetária

O sistema nacional de índices de preços ao consumidor SNIPC produz de forma contínua e sistemática o índice nacional de preços ao consumidor amplo IPCA, pois faz uma abordagem constante. Que visa medir a inflação de bens e serviços vendidos no varejo para consumo pessoal das famílias. O Sistema Nacional de Preços ao Consumidor (SNIPC) pensou nessa faixa de renda para atender 90% das famílias pertencentes a áreas urbanas cobertas.

A unidade de recolha deste índice de preços são os estabelecimentos comerciais e de serviços, as licenças de serviço público e a Internet. Além disso, é importante ressaltar que a sua recolha decorre geralmente de 1 a 30 do mês de referência.

Atualmente, o público-alvo do IPCA inclui famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimo, independente da procedência, residentes nas áreas urbanas das áreas de abrangência do SNIPC, sejam: regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador e Belo no horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Distrito Federal e os municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

Devido à sua relevância, é importante destacar que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Brasil é sem dúvida um dos mais importantes índices de juros. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mede o IPCA, que é utilizado como referência para a taxa de juros de financiamentos de curto e médio prazo. E é calculado a partir de uma amostra de preços de bens e serviços ao consumidor. A taxa de juros é ajustada ao longo do tempo, conforme as mudanças na inflação. Por exemplo, se o IPCA aumentar, a taxa de juros também aumentará para acompanhar a inflação.

Compartilhe esse post

Veja mais

Crédito com garantia de veículo

5 Vantagens do Crédito com Garantia de Veículo para Quem Busca Juros Mais Baixos

Se você está procurando uma maneira de obter crédito com juros mais baixos, o crédito com garantia de veículo pode ser a solução ideal. Essa modalidade de empréstimo permite que você use seu carro como garantia, o que abre a possibilidade de conseguir condições mais vantajosas em comparação com outras formas de crédito. Neste post, vamos explorar as principais vantagens desse tipo de crédito e como a Itscred pode ajudar você a encontrar a melhor oferta do mercado.

plugins premium WordPress