Política e Economia

Política e economia
A relação entre a Política e Economia, como elas se complementam.

Compartilhe esse post

Política e Economia

Inter-relação da Política e Economia

Política e Economia

Política e Economia são áreas de estudo muito inter-relacionadas. A política tem como objetivo estabelecer as regras e leis que regem a economia de um país e, ao mesmo tempo, influenciam a economia global. Ela trata dos assuntos relacionados ao governo, à segurança, à defesa, às finanças, às relações exteriores, à saúde, à educação, às leis e às questões sociais.

A Economia, por sua vez, estuda a produção, distribuição, consumo e troca de bens e serviços. É uma área complexa que abrange muitos processos, tais como a produção, a distribuição, a gestão, a moeda, o investimento, a contabilidade e a finança. É responsável por estudar os mecanismos que regem

Portanto, Política e Economia são dois campos diferenciados, mas acabam se complementando. Sabe como?

Para saber se política e economia andam juntas, primeiro precisamos saber alguns detalhes. Existem três tipos de poder na política: político, econômico e ideológico.

O poder político é sempre legal e legítimo: é exercido pelo principal governante da sociedade. Ideológico trabalha por meio de ideais, princípios, normas e valores para governar e controlar as pessoas determinando formas de pensar e agir. O poder econômico por sua vez está diretamente relacionado ao consumo, dispêndios e qualquer tipo de influência pecuniária e/ou financeira.

Segundo Aristóteles, o homem é um animal político por natureza. O que isso significa? A palavra “política” vem da palavra grega “polis”, que simboliza as cidades-estado que governavam a sociedade na época. Aristóteles basicamente pensava que desde o nascimento fazemos parte de uma comunidade com regras, comportamento e costumes.

Questões políticas e medidas econômicas

Política  e economia

A economia funciona da mesma maneira. A palavra vem da palavra grega “oikonomos” que significa “regras para administrar o lar”. A economia organiza os assuntos financeiros e pecuniários do país de acordo com as políticas e medidas determinadas pelo poder econômico de nossos governos – isso significa que a relação é direta.

Sem a política jamais seria possível criar planos econômicos e soluções viáveis ​​de gestão de capitais, sejam eles individuais ou coletivos.

De fato, política e economia estão interligadas.

O Brasil tem uma política econômica responsável por todas as questões relacionadas ao dinheiro e, portanto, é dividida em determinados segmentos. A saber:

Política monetária

É um conjunto de decisões dos poderes financeiros que visam estabilizar o valor do dinheiro e evitar desequilíbrios comerciais permanentes. Ele controla a liquidez da economia, ou seja, controle cambial e usa juros para estimular ou desacelerar a economia “e prevenir a inflação” na tentativa de balancear ou estabilizar.

Política fiscal

Plítica e Economia

A política fiscal é a que trata de métodos de consumo e tributação de bens e serviços, para influenciar a economia, controlando assim a entrada e saída de dinheiro nas mãos da população. Também é chamada de “política orçamental” porque é responsável por assegurar a estabilização macroeconômica, a distribuição de renda e a aplicação de recursos.

Política cambial

A política cambial se aplica à moeda de outro país, assim como o dólar e o euro. Dependendo do câmbio, as indústrias se beneficiam porque importam seus produtos a preços baixos. Câmbio é o mecanismo que trata do valor das moedas estrangeiras aqui no Brasil e em outros países. Afeta exportações, importações, viagens e todos os outros fatores relacionados a transações entre nosso país e países estrangeiros.

A inter-relação

Uma vez que você entende como funciona a política econômica, é importante perceber que não é apenas ela que conecta a economia à política.

Os acontecimentos diários na Câmara e no Senado têm um impacto significativo na economia de diversas maneiras.

. Exemplodisso, são as notícias sobre reforma da previdência, PECs (proposta de emenda constitucional), medidas provisórias e reformas trabalhistas fazem com que o índice da bolsa suba ou caia continuamente.

As decisões governamentais, geralmente a adoção de leis e políticas de estímulo à economia, alteram dados como PIB, inflação, emprego e desemprego, produção industrial e outros dados econômicos.

Assista o vídeo em que o economista Ricardo Amorim esclarece um poco mais da associação entra a Poítica e a Economia,

Compartilhe esse post

Veja mais

Crédito com garantia de veículo

5 Vantagens do Crédito com Garantia de Veículo para Quem Busca Juros Mais Baixos

Se você está procurando uma maneira de obter crédito com juros mais baixos, o crédito com garantia de veículo pode ser a solução ideal. Essa modalidade de empréstimo permite que você use seu carro como garantia, o que abre a possibilidade de conseguir condições mais vantajosas em comparação com outras formas de crédito. Neste post, vamos explorar as principais vantagens desse tipo de crédito e como a Itscred pode ajudar você a encontrar a melhor oferta do mercado.

Crédito com garantia de veículo

Como Funciona o Crédito com Garantia de Veículo: Tudo o que Você Precisa Saber

O crédito com garantia de veículo, também conhecido como refinanciamento de veículo, é uma solução financeira que tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros. Ele permite que você use seu carro como garantia para obter um empréstimo com condições mais vantajosas, como juros mais baixos e prazos mais longos. Neste post, vamos explicar como funciona essa modalidade de crédito e como a Itscred pode ajudar você a encontrar a melhor proposta no mercado.