Por que optar pelo Seguro Prestamista?
Cartões de crédito, financiamento de veículos, empréstimos pessoais e consignados entre outros, são soluções financeiras legítimas para realizar desejos pessoais e administrar as finanças. Mas você já se perguntou como pagaria sua dívida, caso sofresse um acidente e ficasse fisicamente incapacitado? O seguro prestamista entra nesse contexto para garantir o pagamento total ou parcial de uma dívida.
Nunca esperamos que coisas ruins aconteçam em nossas vidas, certo? A questão é que todos nós enfrentamos riscos todos os dias. A contratação de um seguro de proteção financeira é muito importante para a tranquilidade e segurança em caso de situações inesperadas como demissão, invalidez temporária ou permanente e morte.
Se interessou pelo tema e quer entender melhor o que é o seguro prestamista e como funciona? Então continue lendo, vamos explicar tudo relacionado ao tema.
Como funciona?
Também conhecido como seguro de proteção financeira, garante o pagamento total ou parcial de certas dívidas caso algum imprevisto venha a impedir o cumprimento das obrigações contratadas.
Imagine, por exemplo, perder o emprego. Sem renda, você não seria capaz de pagar suas dívidas, certo? No caso do seguro de proteção financeira, a seguradora é responsável pelo pagamento das contas por um determinado período. Iteressante, não é?
Quem pode contratar esse seguro?
Toda pessoa entre 18 e 70 anos que esteja perfeitamente saudável e totalmente funcional. No entanto, como o credor está envolvido em um determinado tipo de crédito, ele deve ter um contrato válido que inclua:
- financiamento de veículos: carros, motocicletas ou veículos pesados;
- refinanciamentos de veículos (Crédito com veículo em garantia);
- empréstimo consignado ou pessoal;
- cartões de crédito.
Como o seguro protege a solução de crédito, há um produto distinto para cada uma das formas expostas acima.
Quais as situações que o seguro prestamista cobre?
Geralmente, o seguro prestamista protege a liquidação financeira em caso de morte, desemprego involuntário e invalidez permanente ou temporária. O valor da compensação e o valor dos pagamentos a serem feitos dependem das disposições do contrato. Explicaremos cada um desses eventos com mais detalhes posteriormente. Veja isso!
Dispensa sem justa causa
Perder o emprego significa deixar te possuir renda. É por isso que as responsabilidades financeiras são difíceis de suportar, certo? O seguro prestamista faz com que você tenha a garantia de pagar um empréstimo, financiamento ou dívida de cartão de crédito se for rescindido sem motivo e você tiver 12 meses de trabalho contínuo (CLT) com o mesmo empregador e jornada de trabalho de pelo menos 30 horas semanais.
Inaptidão física total ou temporária
Esta é uma cbertura interessante, principalpente para profissionais liberais e autônomos. Afinal, sua renda depende de sua produtividade. Se um laborioso dessa natureza, sofrer um acidente que cause incapacidade temporária para o trabalho, ele ficará sem renda. O seguro de proteção financeira paga certas prestações durante o processo de reabilitação.
Morte natural ou acidental
Pensar na morte não é agradável, você não concorda? Mas este é um modo natural de vida. Portanto, é bom ver que os familiares não estão desamparados e endividados. Nesse sentido, o seguro prestamista paga o financiamento – até o limite definido em contrato – e garante tranquilidade aos herdeiros.
Quais as vantagens do seguro prestamista?
A contratação de um seguro de proteção financeira é opcional. No entanto, garantir uma solução de crédito adequada é legal, pois garante a segurança de suas finanças. Abaixo estão algumas razões para se obter seguro prestamista. entenda!
Seguridade em casos imprevisíveis
Mesmo a pessoa mais organizada do mundo não deixa de ter surpresas. Acontecimentos inesperados acontecem a todos, e o seguro de proteção financeira garante o pagamento da dívida total ou parcial.
Financiamentos protegidos
Você pode imaginar perder todo o seu negócio financiado porque você não pode pagar? Só de pensar dói, não é? Assim como o seguro de carro, a proteção financeira é uma forma interessante de proteger seus bens.
Salvaguarda de bens
Imagine a morte de alguém pagando um empréstimo de carro. Você sabe o que pode acontecer nessa situação? Ou membros da família ou herdeiros assumiriam a dívida para não perder o veículo para a financeira. Mas para quem tem o seguro prestamista, é diferente. Nesse caso, a seguradora pagaria o saldo remanescente e os familiares ficariam com o bem já pago.
Atenuação dos riscos de inadimplência
Independentemente do motivo, não pagar suas dívidas lhe dará uma má reputação. Esta é uma situação desagradável que prejudica a saúde financeira, bem como o bem-estar físico e mental. O seguro prestamista, reduz o risco de insolvência porque a seguradora é responsável pelo pagamento de empréstimos, financiamentos ou dívidas de cartão de crédito em determinadas situações.
Como mobilizar o seguro prestamista?
Primeiro, você precisa verificar o período de carência. Por exemplo, em caso de morte, a apólice geralmente pode ser acionada logo após a assinatura do contrato.
No entanto, quando se trata de desemprego involuntário ou incapacidade temporária para o trabalho, é normal ter que esperar algum tempo para que o seguro entre em vigor. Então não deixe de olhar o contrato para entender esses pontos, certo?