IOF = Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros
É um Imposto Brasileiro, e amplo, atingindo todo tipo de Contribuinte,
Se dá a qualquer Operação de Crédito, Seguro, Câmbio ou Operações relacionadas a Valores Imobiliários, ou Títulos.
As Taxas ou Alíquotas do IOF podem ser Proporcionais, Progressivas, Variáveis ou Regressivas, onde o cálculo vai depender da Operação.
Nas Operações de Crédito, é o valor da obrigação, nas Operações de Seguro, é o do prêmio, nas Operações de Câmbio é o em reais, e nas Operações de Valores Imobiliários é o preço Nominal.
Agora vamos falar um pouco de cada uma das Taxas para melhor entender;
Para compreender melhor o significado destas TAXAS deve-se entender que toda operação tem dois prazos:
- (1) prazo que se refere à taxa de juros;
- (2) prazo de Capitalização (ocorrência) dos juros.
Taxas Proporcionais:
Taxas Proporcionais são apresentadas em unidades diferentes de tempo, e aplicadas no mesmo capital, mesmo prazo, onde produzirá o mesmo juro ou montante no fim de cada prazo.
Lembrando que as Taxas Proporcionais são aplicadas somente a Capitalização ou Juros Simples.
Taxas progressivas?
Taxas Progressivas, as alíquotas aumentam conforme aumentam os Rendimentos do IR que vão variar conforme o valor que será retirado. Essa tabela segue as mesmas taxas que se aplicam em salários (variando até 27,5%). Com isso, quanto maior for o valor retirado, maior será o valor do Imposto a pagar.
Taxas variáveis
Taxa Variável é uma taxa que varia ao longo de um Empréstimo.
Geralmente, a taxa de juros vai variando com base numa taxa de referência ( LIBOR ou EURIBOR) A taxa de Juros variável é, indexada a um indexante, como no caso de um produto com taxa variável indexada à Euribor 90 dias.
O uso da Taxa de Juro Variável permite, tanto ao credor como ao devedor, se proteger de riscos como uma evolução futura NÃO FAVORÁVEL.
Taxas Regressivas
A Taxa Regressiva será menor quanto maior o rendimento, é ideal para quem opta por aplicar o dinheiro, estimulando aplicações de longo prazo, onde começa com taxas mais altas e vai regredindo.
Qual a finalidade do IOF?
A Taxa Regressiva será menor quanto maior o rendimento, é ideal para quem opta por aplicar o dinheiro, estimulando aplicações de longo prazo, onde começa com taxas mais altas e vai regredindo