Open Banking

Open Banking
Conheça o Open Banking, projeto do Banco central que está na agenda de incentivo à competitividade do Sistema Financeiro Nacional.

Compartilhe esse post

Open Banking

O que é Open Banking?

Sistema que promete inovar o modo como você contrata um serviço financeiro e simplificar a burocracia que instituições financeiras enfrentam. Este é mais um dos projetos do Banco Central que estão na agenda de incentivo à competitividade do Sistema Financeiro Nacional.

Com a chegada do Open Banking, o Banco Central acredita que Bancos e instituições financeiras comecem a criar produtos e serviços financeiros com um custo inferior em comparação com os serviços oferecidos hoje no mercado, por exemplo. Além de mais transparência ao cliente, que por sua vez terá mais autonomia sobre sua vida financeira.

Mas afinal, O que é Open Banking?

Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que permitem bancos e instituições financeiras a compartilhar dados e serviços de seus usuários. Para isso o cliente deverá autorizar o compartilhamento destes dados de maneira simples, através do próprio aplicativo da instituição ou internet banking, por exemplo.

Dessa maneira, novos serviços e produtos financeiros devem surgir no país. Levando em consideração claro o conjunto de regras estabelecido para o conceito.

No Open Banking, está previsto o compartilhamento de dados cadastrais, usados para abrir uma conta no banco (Nome, CPF/CNPJ, Telefone, endereço etc.), dados transacionais (informações sobre rendas, faturamento no caso de empresas, perfil de consumo, capacidade de compra, conta corrente etc.), dados sobre serviços e produtos que o cliente usa (informações sobre empréstimos, financiamentos etc.). Tudo com o consentimento do usuário.

Quais as vantagens do Open Banking?

O Open Banking parte do princípio de que os dados do consumidor são de sua propriedade, portanto, não da instituição a qual está vinculado. Por exemplo: Se você tem conta no banco X, o banco possui suas informações como o histórico de crédito, que indica se você é ou não um bom pagador.

Agora vamos supor que você viu um produto de interesse na instituição** Y**, da qual você não tem cadastro/conta, possivelmente esta instituição não irá conseguir oferecer um produto com valor tão favorável, uma vez que eles não teriam dados suficientes que informariam sua capacidade de pagamento, com o **Open Banking **você poderia então solicitar que a instituição obtenha seus dados do banco X para consultas de histórico de crédito, e outros dados cadastrais por exemplo. Dessa forma o cliente não fica preso apenas as taxas da instituição financeira que tem conta, podendo buscar por ofertas melhores de crédito ou serviços.

Na prática, é como se o cliente pudesse construir seu próprio banco. Pois poderá escolher acessar crédito no banco, que tem as melhores taxas, fazer investimentos na instituição B, que tem baixa corretagem, e possuir cartão de crédito na fintech C, que não possui anuidade, por exemplo.

Conforme destacado pelo Banco Central, o Open banking dará ênfase ao cliente, além de valorizar a diversidade e representatividade das instituições envolvidas.

Quando começa a funcionar?

Os usuários terão acesso ao serviço a partir do dia 15 de julho de 2021. Embora a primeira fase tenha começado em fevereiro para as instituições participantes.

Quais as fases do Open Banking?

FASESO QUE PODERÁ SER COMPARTILHADO ENTRE INSTITUIÇÕES
1. Início em 01/02/2021Instituições podem compartilhar entre si, seus produtos, serviços e taxas disponíveis. (O consumidor não participa desta fase);
2. Início em 15/07/2021Instituições podem compartilhar entre elas: dados cadastrais, de informações relacionadas a conta corrente, tarifas, entre outros dados – tudo sempre a partir do consentimento do consumidor;
3. Início em 30/08/2021Início dos serviços de transação de pagamento e a possibilidade de compartilhamento do histórico de informações financeiras dos clientes;
4. Início em 15/12/2021Possibilidade de compartilhar dados de operações de câmbio, serviços de credenciamento, contas de depósito a prazo e outros produtos de investimentos, seguros, previdência complementar aberta, entre outros.

Compartilhe esse post

Veja mais

Crédito com garantia de veículo

5 Vantagens do Crédito com Garantia de Veículo para Quem Busca Juros Mais Baixos

Se você está procurando uma maneira de obter crédito com juros mais baixos, o crédito com garantia de veículo pode ser a solução ideal. Essa modalidade de empréstimo permite que você use seu carro como garantia, o que abre a possibilidade de conseguir condições mais vantajosas em comparação com outras formas de crédito. Neste post, vamos explorar as principais vantagens desse tipo de crédito e como a Itscred pode ajudar você a encontrar a melhor oferta do mercado.

plugins premium WordPress