O empréstimo com garantia é uma opção para quem precisa de dinheiro com taxas de juros mais baixas do que as oferecidas pelos empréstimos pessoais tradicionais. Nessa modalidade, o tomador oferece um bem de sua propriedade, como um imóvel ou um veículo, como garantia de pagamento.
Funcionamento
Ao solicitar um empréstimo com garantia, o tomador deve apresentar um bem que possa ser utilizado como garantia. O valor dependerá do valor do bem dado como garantia, bem como da análise de crédito do tomador. Em geral, a instituição financeira avalia o bem oferecido como garantia e, com base nessa avaliação, determina o valor do empréstimo e as taxas de juros.
Vantagens
Uma das principais vantagens do empréstimo com garantia é a taxa de juros mais baixa do que a oferecida nos empréstimos pessoais tradicionais. Isso ocorre porque a instituição financeira tem a garantia de que, em caso de inadimplência, pode recuperar o valor através do bem dado como garantia.
Além disso, o empréstimo com garantia pode ter prazos mais longos do que os empréstimos pessoais tradicionais, o que pode facilitar o pagamento das parcelas mensais e ajudar o tomador a se planejar financeiramente.
Desvantagens
A principal desvantagem do empréstimo com garantia é o risco de perder o bem dado como garantia em caso de inadimplência. Se o tomador não conseguir pagar as parcelas a instituição financeira pode tomar posse do bem dado como garantia para quitar a dívida.
Além disso, o processo de avaliação do bem pode ser demorado e burocrático, o que pode dificultar a obtenção do empréstimo. Alguns bancos podem exigir também uma série de documentos e comprovantes para avaliar a capacidade de pagamento do tomador.
Veja também Home equity – CGI