Política monetária é o conjunto de medidas e ações adotadas por um país ou por sua autoridade monetária para controlar a oferta de moeda e a taxa de juros da economia. Essas medidas têm como objetivo atingir determinados objetivos macroeconômicos, como a estabilidade de preços, o crescimento econômico, a redução do desemprego, entre outros.
O banco central de um país geralmente conduz a política monetária e pode utilizar diferentes instrumentos para alcançar seus objetivos.
Esses instrumentos incluem a taxa de juros básica, o recolhimento compulsório de depósitos bancários, a compra ou venda de títulos públicos e a intervenção no mercado cambial.
O Banco Central do Brasil conduz a política monetária no Brasil, com o principal objetivo de garantir a estabilidade de preços. Para alcançar esse objetivo, o Banco Central utiliza como principal instrumento a taxa básica de juros, conhecida como taxa Selic. Além disso, o Banco Central também utiliza outras medidas para influenciar a oferta de moeda e a taxa de juros, como o recolhimento compulsório de depósitos bancários e a compra ou venda de títulos públicos.
Taxa Selic
A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil. Ela é utilizada como referência para diversas operações financeiras, ou seja, empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, entre outras. A sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que é o sistema utilizado pelo Banco Central para registrar as operações de compra e venda de títulos públicos federais realizadas pelos participantes do mercado financeiro.
Copom
Copom significa “Comitê de Política Monetária” e se refere ao Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil. Portanto, o Copom é responsável por estabelecer e implementar a política monetária do Brasil. Incluindo a definição da taxa básica de juros (Selic) e fornecer orientação sobre as metas de inflação.
O Copom se reúne oito vezes por ano para avaliar as condições econômicas e determinar o curso apropriado da política monetária. O comitê é composto por oito membros, incluindo o Presidente e o Vice-Presidente do Banco Central do Brasil, bem como seis diretores.
As decisões tomadas pelo Copom podem ter um impacto significativo na economia do Brasil. Pois mudanças na taxa Selic podem afetar os custos de empréstimos, decisões de investimento e níveis de inflação. Como tal, as reuniões e anúncios do Copom são observados de perto por economistas, investidores e formuladores de políticas tanto dentro do Brasil quanto internacionalmente.