O Copom e a Selic

Copom - Selic
O Copom toma suas decisões em cada reunião com base nas expectativas de inflação, balanço de risco e atividade econômica. O Banco Central fixa a taxa Selic para cumprir a meta de inflação.

Compartilhe esse post

O Copom e a Selic

Reuniões do Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) é um órgão formado pelo Presidente e diretores do banco central, que fixa a taxa básica de juros da economia, ou Selic, a cada 45 dias.

As reuniões são geralmente realizadas em dois dias consecutivos, e o calendário de reuniões para cada ano é publicado até junho do ano anterior.

A reunião do Copom segue um processo que nesse sentido, visa fornecer a melhor base possível para sua decisão. Os membros do Copom participam de apresentações técnicas da equipe do BACEN sobre o desenvolvimento e as perspectivas da economia brasileira e mundial, condições de liquidez e comportamento de mercados. Portanto, a comissão usa uma variedade de informações para apoiar sua decisão. Em seguida, uma reunião é planejada entre os membros. Tomam a decisão com base no cenário macroeconômico e na avaliação dos principais riscos a ele associados. Todos os membros do Copom que compareceram à reunião votam e anunciam seus votos. O Copom toma decisões para garantir que o IPCA, medida de inflação estabelecida pelo CMN, esteja em linha com a meta.

Publicação da taxa Selic

O Comitê publica o comunicado online no mesmo dia da decisão, porém ela publica as atas das reuniões em até quatro dias úteis após a data da reunião. O Copom geralmente realiza as reuniões às terças e quartas-feiras e publica as atas na terça-feira da semana seguinte, às 8h.

Definição da taxa Selic

Uma vez definida a taxa Selic, o Banco Central realiza operações diárias de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima do valor definido na reunião.

A taxa Selic, acima de tudo é referência para outras taxas de juros da economia. Além disso, essa é a taxa média praticada nas negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional.

Garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.

Compartilhe esse post

Veja mais

Crédito com garantia de veículo

5 Vantagens do Crédito com Garantia de Veículo para Quem Busca Juros Mais Baixos

Se você está procurando uma maneira de obter crédito com juros mais baixos, o crédito com garantia de veículo pode ser a solução ideal. Essa modalidade de empréstimo permite que você use seu carro como garantia, o que abre a possibilidade de conseguir condições mais vantajosas em comparação com outras formas de crédito. Neste post, vamos explorar as principais vantagens desse tipo de crédito e como a Itscred pode ajudar você a encontrar a melhor oferta do mercado.

Crédito com garantia de veículo

Como Funciona o Crédito com Garantia de Veículo: Tudo o que Você Precisa Saber

O crédito com garantia de veículo, também conhecido como refinanciamento de veículo, é uma solução financeira que tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros. Ele permite que você use seu carro como garantia para obter um empréstimo com condições mais vantajosas, como juros mais baixos e prazos mais longos. Neste post, vamos explicar como funciona essa modalidade de crédito e como a Itscred pode ajudar você a encontrar a melhor proposta no mercado.