Como baixar o aplicativo CRLV Digital?
Para baixar o aplicativo CRLV Digital, siga os seguintes passos:
- Para baixar o aplicativo Carteira Digital Trânsito (CDT), é necessário acessar a loja de aplicativos do seu smartphone.
- Faça o seu cadastro no aplicativo e adicione o CRLV digital do seu veículo. Você deverá informar o númerro do Renavam e o código de segurança do documento impresso;
- Com o CRLV digital adicionado, acesse o aplicativo e selecione a opção “Meus Veículos”;
- Selecione o veículo para o qual deseja exportar o CRLV digital e clique no botão “Compartilhar” ou “Exportar”. Esse aplicativo oferece várias opções de compartilhamento, por e-mail, WhatsApp ou outras formas de compartilhamento disponíveis no seu dispositivo;
- Selecione a opção de exportação desejada e siga as instruções para finalizar o processo.
O CRLV digital tem o mesmo valor que o documento impresso, além disso, pode ser utilizado em todo o território nacional. Você deve tomar alguns cuidados, como: manter a bateria do seu dispositivo movel sempre carregada, manter sempre um backup dos seus documentos digitais, garantindo assim que sempre estajam disponíveis.
Lembre-se de que para obter o CRLV digital, é necessário ter quitado todos os débitos do veículo, bem como o licenciamento anual e o seguro obrigatório (DPVAT). Além disso, o CRLV digital só está disponível para veículos registrados a partir de 2019 e para aqueles que já possuem o CRLV impresso no novo formato, com o código de barras no verso.
Breve Relato sobre o CRLV
O CRLV Digital foi criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e está disponível por meio de um aplicativo oficial, o “Carteira Digital de Trânsito” (CDT), que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos para smartphones.
Conforme estabelecido em portaria pelo Departamento Nacional de Trânsito, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) poderá ser emitido em formato eletrônico. (DENATRAN).
Os órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal deverão implantar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLVe) até 31 de junho de 2019, após a publicação de um ato do DENATRAN que regulamente o CRLVe. Além disso, a expedição do documento CRLV em meio físico será obrigatória.. (Redação do artigo dada pela Resolução CONTRAN Nº 769 DE 20/12/2018).
Os órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal deverão atualizar, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias após a publicação desta Resolução, a base índice nacional do Registro Nacional de Veículo Automotores (RENAVAM), com as informações sobre os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como sobre o Licenciamento.
O CRLVe somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).
Requisitos para licenciar o veículo
A quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é necessária para obter o licenciamento do veículo, bem como para regularizar quaisquer multas vencidas atribuídas ao mesmo.
Não ter no prontuário do veículo restrição ativa de:
- RESTRIÇÃO RENAJUD circulação;
- RESTRIÇÃO judicial (busca e apreensão);
- RESTRIÇÃO RFB;
- RESTRIÇÃO administrativa;
- RESTRIÇÃO furto/roubo;
- RESTRIÇÃO RECALL;
- Comunicação de venda.
- Informação intenção de venda
- Informação de financiamento SNG pendente de inclusão no documento;
- Informação de mudança de características;
Veículos com combustível GNV devem realizar Laudo de Segurança Veicular (CSV) periódico;
Para a emissão do CRLVe nas unidades de atendimento do DETRAN, apresentar documento de identificação (RG, CNH) e se pessoa Jurídica apresentar também cópia do Contrato Social (ou equivalente).