Ethereum é uma criptomoeda e plataforma de computação descentralizada baseada em blockchain. O programador russo-canadense Vitalik Buterin criou em 2014 e lançou em 2015.
Ao contrário do Bitcoin, que é projetado principalmente para ser usado como um meio de pagamento digital, o Ethereum foi desenvolvido como uma plataforma para executar contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (dApps) baseados em blockchain.
Chamamos de Ether (ETH) a moeda usada na plataforma Ethereum, a qual é a segunda maior criptomoeda em termos de capitalização de mercado, ficando atrás somente do Bitcoin.
A capacidade de executar contratos inteligentes é uma das principais características do Ethereum. Esses programas executam automaticamente as condições acordadas quando atendem certas condições. Desenvolvedores podem criar aplicativos descentralizados em cima da plataforma Ethereum, permitindo uma ampla gama de finalidades, desde jogos até sistemas de votação eletrônica.
A plataforma Ethereum também é altamente escalável e pode processar um grande número de transações em um curto período de tempo. Isso a torna uma das plataformas mais populares para a criação de tokens de criptomoeda, com muitos novos projetos escolhendo a plataforma Ethereum para lançar suas próprias criptomoedas.
Além disso, a plataforma está em constante evolução, com atualizações regulares para melhorar sua escalabilidade, segurança e desempenho. Em agosto de 2021, desenvolvedores implementaram atualização “London” que melhorou processamento de transações e introduziu nova estrutura de taxas.
Em resumo, é uma plataforma blockchain altamente versátil e escalável que permite a criação de contratos inteligentes e aplicativos descentralizados. Uma das plataformas mais populares para a criação de criptomoedas e outros projetos baseados em blockchain, com ampla gama de usos e atualizações regulares.