Por que fazer Crédito com Garantia de Veículo?
Prosseguir com seus pagamentos em dia é um desafio. Afinal, imprevistos acontecem para atrapalhar nosso planejamento financeiro, certo? Vender seu carro costuma ser uma opção, mas se você não sabe, não precisa abrir mão de algum bem que você possui para conseguir o dinheiro que precisa. Basta entender como fazer um Crédito com Garantia de Veículo.
Refinanciamento
O Refinanciamento ou CGV (Crédito com Garantia de Veículo) é uma excelente solução para quem já quitou seu carro e precisa de dinheiro para investir em um negócio, quitar grandes dívidas, reformar uma casa, viajar, etc. Dessa forma, você pode encher seus bolsos sem abrir mão de seus bens. E o melhor de tudo, é uma das formas de crédito mais baratas do mercado.
Achou a ideia interessante e quer saber como fazer um CGV? Então continue lendo e explicaremos todo o processo.
E como é refinanciamento do carro ou Crédito com Garantia de Veículo?
Este é um tipo de empréstimo também conhecido como CGV (Crédito com Garantia de Veículo). Na verdade, é o mesmo que vender seu carro para uma instituição financeira e comprá-lo de volta como se estivesse fazendo um empréstimo, por isso se chama refinanciamento.
A financeira concede um empréstimo de aproximadamente 80% do valor de mercado do veículo e, em troca, o carro fica alienado ao banco ou financeira. Você sabe por quê? Se o cliente não fizer o pagamento acordado, o banco tem o direito de tomar o carro para efetivar o pagamento do contrato. As taxas de juros são mais baixas por causa dessa garantia.
Mas se você pagar corretamente, você não vai perder o carro, certo? Este é um dos mitos sobre empréstimos garantidos. A verdade é que você ainda possui o veículo para uso diário normal e é responsável por todos os custos: manutenção, eventuais multas, seguro, IPVA, etc. Ao final do contrato, o veículo é totalmente seu novamente, pois não é mais alienado.
De que maneira funciona o Crédito com Garantia de Veículo?
Primeiro, você deve ter mais de 18 anos e ter o carro em seu nome e devidamente pago.
São aceitos veículos leves, pesados, comerciais, caminhões e até ônibus, desde que estejam em boas condições.
Com prazo de pagamento de até 60 meses em parcelas fixas do início ao fim do contrato e com o comprometimento de no máximo 30% da renda bruta, a renda pode ser composta com outra pessoa, por exemplo, a esposa ou marido.
Por fim, como dar seguimento nesse processo?
Primeiro, é ideal que o dinheiro tenha uma finalidade específica antes de considerar o refinanciamento. Para isso, é muito importante planejar suas metas e objetivos com muita clareza.
É quando você faz todas as contas para descobrir quanto precisa investir no seu negócio, reformas de casa, viagens em família, pagamento de contas importantes etc. Afinal, um empréstimo deve ser a solução para melhorar sua vida, certo?
No entanto, é hora de aprender a refinanciar um veículo passo a passo. Todo o processo leva cerca de 48 horas, e pode até ser concluído no mesmo dia, você pode ver como é fácil. Vamos ver?
Procedimentos para a proposta
Você pode fazer uma simulação numa instituição financeira, mas o melhor é procurar e simular em uma fintech (itscred) porque você terá toda a assessoria necessária.
Depois disso, basta inserir as informações solicitadas no site. Informações necessárias para iniciar a proposta. Além disso, esta etapa funciona como uma espécie de análise preliminar. Se, por exemplo, o carro que você cadastrou não atender aos requisitos, a negociação não poderá continuar.
Assim que tudo estiver acertado, sua proposta será encaminhada para a instituição financeira que mais se adequa ao seu perfl.
Formalizando a proposta
Se tudo correu bem na etapa anterior, serão solicitados os documentos, tudo digitalmente (com fotos).
RG, e/ou CNH, CPF;
- comprovante de renda;
- comprovante de residência;
- Documento Único de Transferência (DUT) do veículo.
Após a análise de todos os documentos, você receberá uma mensagem de texto com um link para concluir a inspeção do veículo (com as instruções para prosseguir).
Assim que a vistoria do veículo for aprovada, você receberá um e-mail para assinar o contrato. Feito isso, assim que o contrato for assinado e enviado, é só esperar o dinheiro cair na conta.